Autoritarismo X Agrotóxicos

A lógica dos projetos autoritários se relaciona com a lógica dos agrotóxicos, tive este pensamento.
Para combater “pragas”, envenenamos tudo, inclusive nós mesmos.
Eles (autoritarismo e agrotóxicos) extinguem também a diversidade, as culturas e a liberdade. De escolha, inclusive.
O autoritarismo é aparentemente mais fácil, como o sobrevoo de um avião com veneno nas culturas é mais fácil do que cuidar do terreno biológico e fortalecer o solo para que o alimento cresça sadio e abundante.
A agroecologia tem a ver com a democracia. Dá trabalho, tem que envolver todo mundo, acolhe a diversidade.
Dizem:  veneno é um mal necessário. Como vamos alimentar todo mundo com agroecologia?
Primeiro: distribuindo melhor, algo por princípio insuportável para projetos autoritários.
Segundo, evitando o desperdício. 1/3 ou mais do que se produz vai para o lixo. Consciência, algo também inconveniente para o autoritarismo.
Terceiro, reavaliando nossas reais necessidades de consumo de alimentos em quantidade e qualidade. Senso crítico e informação, incompatível também
Da mesma forma que o autoritarismo é racista, nós também praticamos discriminação com os alimentos. Só queremos os fofinhos, limpinhos, iguais em tamanho, cor e textura, encaixotados, assépticos.
O sistema do agrotóxico na realidade atende mais à bolsa de commodities do que propriamente está preocupada com o prato das pessoas. Assim é com o projeto autoritário , bancado essencialmente por poucos e grandes grupos que lucram muito.
Na lógica do agrotóxico, qualquer coisa que ameace a cultura tem que ser imediatamente extirpada como um câncer, da mesma forma que no sistema autoritário, qualquer diferença com a cartilha imposta, tem que ser combatida, pra não disseminar no “corpo” todo.
Sobrevivemos aos agrotóxicos a custa de muita doença, remédios, tratamentos caros, um custo ambiental gigante que se vira contra nós, da mesma forma que sobrevivemos ao autoritarismo a custa de muitas mortes, perseguições, censura e retrocessos.
Como vamos administrar ouvindo todo mundo? Fica a pergunta, mas da próxima vez que for se alimentar, observe se o que você põe no seu prato inclui, respeita, honra. É um bom começo, acho.

Um comentário em “Autoritarismo X Agrotóxicos

Deixe um comentário