Modo “fast foward”

Me pego hoje em dia constantemente no modo “ff (fast foward)

Pulando falas, trechos de textos, músicas, filmes,vídeos e áudios, rolando a timeline freneticamente, clicando tudo o que vejo, vivo e escuto, numa leitura dinâmica da vida. Alguém?

Passando por cima das experiências, escutando e olhando sem muita atenção, retendo menos ainda. A memória precisa de afetividade, dizem.

E isso nem é condizente com meu momento atual.

Consequência disso é uma impaciência com quem desenvolve mais lentamente um raciocínio, quando a fala passa de 240 caracteres, quando um vídeo passa de 5 minutos, quando o passo é mais contemplativo, quando a mensagem não é vista e/ou respondida imediatamente, quando poucas tarefas foram cumpridas no dia.

E ainda temos os loops infinitos de “realidade” dos jornais, notícias, e é quando percebo como somos engolidos, triturados e cuspidos pelas mídias tipo “nunca desliga” ou as (anti)sociais” que nos fazem passar para o próximo furo sem termos digerido o anterior.

No modo ff pulo o que incomoda, chego ao final rapidamente, dispenso o percurso, digo que vi, ouvi, fui, assisti, e registro tudo com uma foto/postagem, mas na realidade passei ao largo.

O modo ff pode ser definido pelo “li, e aceito“, que vem em tudo o que compramos, assinamos ou aderimos on line. Já damos o click sem ler absolutamente nada.

A urgência do tempo, a lista de prioridades, o medo de ficar pra trás, de não aproveitar tudo, de não saber um pouquinho de cada coisa, de ter opinião formada sobre tudo, vai deixando a vida picotada, fragmentada, como cacos espalhados esperando em vão formarem um mosaico.

Aí me socorrem, como sempre, os poetas, como neste clássico e belo verso de Fenando Pessoa:

Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

Ou pra ficar com a sabedoria popular: devagar com o andor que o santo é de barro…

Um comentário em “Modo “fast foward”

Deixe um comentário